Esta política descreve como a André Costa,
S.A. trata os dados pessoais fornecidos pelo cliente da André Costa S.A. ou
pelo visitante do site andrecosta.pt quando este
·
visita o site andrecosta.pt ou
·
adquire produtos na rede de lojas da
André Costa, S.A. em Portugal, a qual inclui as lojas Be Code e Twinset, e os
corners Twinset e Scotch&Soda nas lojas El Corte Inglés Portugal,
de acordo com as regras do Regulamento (UE)
2016/679 de 27 de abril de 2016 (Regulamento Geral de Proteção de Dados
Pessoais) e da Lei nº 58/2019 de 8 de agosto.
Esta Política de Privacidade pode ser alterada
sem aviso prévio. Para estar sempre atualizado, recomendamos que consulte a
nossa política de privacidade com regularidade.
Última revisão: 23
de junho de 2022
A entidade
responsável pelo tratamento dos dados pessoais disponibilizados no site
andrecosta.pt (“Site”) ou na rede de lojas físicas acima indicada (“Rede de lojas”)
é a empresa André Costa, S. A., registada na conservatória do Registo Comercial
do Porto, sob o número único de matrícula e fiscal 503 560 251, com sede
no Largo Cap. Pinheiro Torres de Meireles, 56/61 4150-619 Porto.
Se tiver alguma
dúvida, se precisar de mais alguma informação sobre o tratamento dos dados
pessoais que efetuamos ou se quiser exercer os seus direitos enquanto titular
dos dados, pode contactar-nos através dos seguintes canais:
·
E-mail: info@andrecosta.pt
·
Telefone: 226 199 050
(chamada para a rede fixa nacional)
·
Carta dirigida a: André Costa,
S.A./Retalho
Largo Cap. Pinheiro Torres de
Meireles, 56/61
4150-619 Porto
Tratamos os seus dados pessoais recolhidos no
Site e na Rede de lojas, nos seguintes contextos e condições:
ÁREA DO RETALHO –
REDE DE LOJAS
COMPRAS NA REDE DE LOJAS
Poderá comprar produtos na nossa Rede de lojas sem fornecer dados
pessoais, sendo neste caso a fatura emitida em nome de consumidor final.
Se pretender que a fatura inclua informações pessoais, como por exemplo o
seu nome, número de contribuinte e morada, poderá indicá-las ao funcionário no
momento do pagamento. Utilizaremos esses dados para a emissão da fatura e para
as obrigações legais daí decorrentes, como a comunicação à Autoridade
Tributária, assim como para o identificar em futuras interações relacionadas
com a compra efetuada, nomeadamente para lhe prestar apoio após a venda, nas
operações de trocas, processamento de reclamações e de garantias, e para
prestar serviços associados à compra, como os arranjos de costura. O fundamento
legal para o tratamento dos seus dados para estas finalidades é o contrato de
compra e venda que celebramos consigo.
FICHA DE CLIENTE NA REDE DE LOJAS
Quando compra produtos na nossa Rede de lojas, será convidada a facultar
os seguintes dados para preenchimento da ficha de cliente: género, nome e
apelido, morada e código postal a incluir nas faturas (opcional), número de
contribuinte (opcional), data de nascimento (opcional), e-mail e telefone de
contacto.
Utilizamos estes dados para processar as compras de produtos,
nomeadamente para emissão da fatura, para informar sobre o estado de
encomendas, para prestar apoio após a venda, nas operações de trocas,
processamento de reclamações e de garantias, e para prestar serviços associados
à compra, como os arranjos de costura. O fundamento legal para o tratamento dos
seus dados para estas finalidades é o contrato de compra e venda que celebramos
consigo.
A criação da ficha de cliente será confirmada por SMS, numa comunicação
que fornece também o link para esta política de privacidade.
COMUNICAÇÕES DE MARKETING PARA CLIENTES
Quando é criada uma ficha de cliente na Rede de lojas, o seu e-mail e
número de telemóvel serão também utilizados para o envio de comunicações personalizadas por e-mail, SMS ou WhatsApp acerca das
atividades, ofertas e promoções especiais e outras novidades da nossa empresa e
dos nossos parceiros de negócio no setor da moda que lhes poderão interessar.
Se indicar a sua data de nascimento aquando do preenchimento da ficha de
cliente, esta informação poderá ser utilizada para lhe comunicar ofertas e
promoções especiais a propósito do seu aniversário.
As comunicações que lhe enviamos por e-mail contêm um píxel de rastreio.
Este píxel é um pequeno gráfico inserido no ficheiro, que nos fornece
indicações sobre a abertura das newsletters e dos links que possam ter sido
incluídos e nos ajuda a otimizar o envio das newsletters e a identificar os
conteúdos que mais interessam aos nossos clientes.
O fundamento legal para o tratamento destes dados é o nosso interesse
legítimo em desenvolver a nossa atividade empresarial, comunicando com os
nossos clientes e dando-lhes a conhecer novidades, produtos e campanhas
promovidas pela nossa empresa e pelos seus parceiros no setor da moda.
COMUNICAÇÕES DE MARKETING PARA NÃO CLIENTES
Quando preenche os formulários disponíveis no rodapé do Site para receber
informações sobre os nossos produtos, marcas e empresa, ou agendar visitas aos
nossos showrooms, incluímos o seu e-mail na lista de subscritores de comunicações
de marketing, para lhe podermos enviar por e-mail informações acerca das
atividades, ofertas e promoções especiais e outras novidades da nossa empresa e
dos nossos parceiros de negócio no setor da moda que lhes poderão interessar.
O fundamento legal para o tratamento destes dados é o consentimento que
nos concede quando indica que quer receber as nossas informações por e-mail.
As comunicações que lhe enviamos por e-mail contêm um píxel de rastreio.
Este píxel é um pequeno gráfico inserido no ficheiro, que nos fornece
indicações sobre a abertura das newsletters e dos links que possam ter sido
incluídos e nos ajuda a otimizar o envio das newsletters e a identificar os
conteúdos que mais interessam aos nossos clientes.
O seu consentimento pode ser retirado a qualquer momento e sem qualquer
custo, bastando clicar no link apresentado no rodapé da newsletter. Se o fizer,
os seus dados serão retirados da lista de destinatários e deixará de receber estas
comunicações.
ÁREA DA
DISTRIBUIÇÃO – CLIENTES EMPRESARIAIS
FORMULÁRIO DE CONTACTO PARA AGENDAMENTO DE VISITAS AOS
SHOWROOMS
Quando nos envia uma mensagem utilizando o formulário de
agendamento de visitas disponível no rodapé do Site, recolhemos o seu nome e
apelido, código postal, e-mail e telefone.
Esses
dados pessoais serão tratados pela André
Costa S.A.
para o contactar, com vista ao agendamento e preparação da visita a um dos
nossos showrooms.
O fundamento legal para o tratamento destes dados é o interesse legítimo da
empresa em desenvolver a sua atividade comercial, contactando os profissionais
que desejam visitar os nossos showrooms.
FORMULÁRIO DE PEDIDO DE INFORMAÇÕES
Quando nos envia o seu e-mail utilizando o formulário
disponível no rodapé do Site, solicitando mais informações sobre o Grupo André
Costa, trataremos apenas o seu-email, o qual poderá constituir ou não, um dado
pessoal, consoante contenha informações que permitam identificá-lo ou não.
Essa
informação será tratada pela André
Costa S.A.
para o contactar, para lhe enviar a informação solicitada, sobre as suas
atividades e as marcas representadas pela empresa.
O fundamento legal para o tratamento destes dados é o interesse legítimo da
empresa em desenvolver a sua atividade comercial, respondendo a pedidos de
contacto de profissionais interessados em desenvolver relações comerciais com a
André Costa S.A.
FORMULÁRIO DE CONTACTO PARA RECRUTAMENTO
Quando nos envia uma mensagem utilizando o formulário de contacto
disponível na página “Recrutamento” do Site, recolhemos o seu nome, e-mail,
mensagem e os dados que incluir nos ficheiros que decidir anexar.
Esses dados
pessoais serão tratados pela André Costa S.A. para a finalidade de avaliação, seleção
e recrutamento de candidatos a emprego. O fundamento legal para o tratamento destes dados é o interesse legítimo da empresa em
selecionar os candidatos com o perfil mais adequado para preencher o seu quadro
de pessoal.
Os dados que recolhemos serão tratados
durante o período de tempo estritamente necessário para cumprir as finalidades
para que foram obtidos:
· Compras na Rede de lojas – Trataremos os seus dados durante o tempo necessário para gerir a
compra dos produtos ou serviços que adquiriu, incluindo eventuais devoluções ou
reclamações associadas à compra do produto. Os dados necessários ao cumprimento
de obrigações legais, como os dados de faturação, serão conservados durante o
período exigido por lei.
· Ficha de cliente na Rede de
lojas
– Trataremos os seus dados durante o tempo em que o
pretender, isto é, até retirar o seu consentimento, pedindo-nos para apagar a
sua ficha.
· Comunicações de marketing -
Os seus dados
serão mantidos numa base de dados de destinatários deste tipo de comunicações até
que nos comunique que não quer continuar a receber as nossas comunicações.
· Formulário de contacto para agendamento de visitas -
Os seus dados serão mantidos durante
o tempo necessário para agendar a visita e dar-lhe o devido seguimento.
· Formulário de pedido de informações
- O seu e-mail será mantido
numa base de dados de clientes e potenciais clientes profissionais até que nos comunique
que não quer continuar a receber as nossas informações.
· Formulário de contacto para recrutamento -
Os
seus dados serão mantidos numa base de dados de candidatos, sendo eliminados
após 1 ano se a André Costa S.A. não tiver estabelecido qualquer contacto com
vista a integrá-lo num processo de recrutamento. Se vier a participar num
processo de recrutamento, os seus dados serão conservados em arquivo durante o
período de 5 anos após o encerramento desse processo, caso não seja admitido
nos quadros da empresa, ou transitarão para o processo individual do
trabalhador, caso seja contratado, mantendo-se
aí arquivados durante o tempo em que a relação laboral se mantiver e até 5 anos
após a cessação do contrato de trabalho.
Os dados pessoais que tratamos poderão ser
disponibilizados aos nossos colaboradores e a entidades por nós subcontratadas
para nos prestarem apoio, por nossa conta e sob a nossa responsabilidade e
supervisão. Entre essas entidades incluem-se:
·
Empresas parceiras da André Costa
S.A. no setor da moda, nomeadamente as empresas titulares das marcas
representadas em Portugal pela André Costa S.A. e empresas participadas pela
André Costa S.A.;
·
Prestadores de serviços
tecnológicos e os seus subcontratantes e parceiros; ·
Parceiros e prestadores de
serviços de marketing e publicidade, como prestadores de serviços de marketing
e comunicação, plataformas de comunicação instantânea, email e SMS marketing,
publicidade digital, análise de tráfego e redes sociais;
·
Entidades de gestão e
processamento de pagamentos;
·
Prestadores de serviços de contabilidade,
logística, transporte e entrega de encomendas;
·
Prestadores de serviços de
seleção, recrutamento e apoio na área dos recursos humanos.
Na maioria das situações, os seus dados
serão tratados em Portugal ou na Europa. Mas é possível que algumas destas
entidades que participam na gestão e funcionamento da Loja estejam situadas
fora do Espaço Económico Europeu, nomeadamente nos Estados Unidos da América.
Para transferirmos dados a estes
prestadores exigimos que nos apresentem garantias adequadas de segurança e
proteção dos dados pessoais equiparáveis às da União Europeia, nomeadamente que
assinem um contrato com as Cláusulas Contratuais Tipo aprovadas pela Comissão
Europeia.
Consoante a finalidade e o fundamento jurídico
em que assenta o tratamento dos seus dados, pode exercer os seguintes direitos:
·
Aceder, atualizar ou corrigir
dados imprecisos que tenhamos sobre si. Se tiver ficha na nossa Rede de lojas,
pode fazê-lo na sua loja habitual, solicitando-o a um dos funcionários. Também
pode exercer estes direitos comunicando connosco pelo e-mail info@andrecosta.pt;
·
Pedir-nos que eliminemos os seus
dados pessoais, quando estes já não forem necessário
s para as finalidades para
que foram recolhidos ou quando já não tivermos fundamento legal para os tratar;
· Pedir-nos que cancelemos ou
limitemos a utilização dos seus dados, quando estes possam não ser exatos ou já
não ser necessários para a finalidade de tratamento original, mas não possam ou
não queira que sejam apagados;
· Quando os dados são tratados com
base no seu consentimento, tem o direito de o retirar a qualquer momento. A
forma de retirar o consentimento concedido para envio das comunicações de
marketing para não clientes está explicada na respetiva secção;
· Nos casos em que o fundamento
jurídico para o tratamento dos dados é o consentimento ou um contrato celebrado
na Rede de lojas, pode também pedir-nos a portabilidade dos dados pessoais que
nos forneceu, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática,
para poder transmiti-los a outra entidade;
· Quando os dados são tratados com
base no nosso interesse legítimo, poderá opor-se ao tratamento dos seus dados.
A sua oposição poderá ser comunicada da
seguinte forma:
● Na Rede
de lojas - no momento de abertura da ficha de cliente ou em qualquer altura,
solicitando-o a um dos funcionários;
● Quando
recebe comunicações de marketing por e-mail - Clicando no link apresentado no
rodapé das newsletters enviadas por e-mail e assinalando que quer deixar de
subscrever;
● Quando
recebe comunicações de marketing por SMS – Enviando um SMS para o número
919 986 111 a dizer que não quer continuar a receber as nossas
mensagens por SMS.
● Quando
recebe comunicações de marketing por WhatsApp - Bloqueando diretamente na
conversa ou apagando o nosso número da sua lista de contactos.
● Comunicando
connosco para o e-mail
info@andrecosta.pt.
Se exercer o seu direito
de oposição de uma destas formas, os seus dados serão retirados da lista de
destinatários de comunicações de marketing por e-mail e/ou por SMS ou WhatsApp,
consoante a sua escolha, e deixará de receber as nossas comunicações por essa via.
·
Tem ainda o direito de apresentar
reclamação quanto a qualquer questão relativa ao tratamento dos seus dados
pessoais junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados – CNPD.